![]() |
Vista da Praia de Meireles desde o Hotel Praiano |
Acabei de chegar de minha 6ª visita a capital cearense e, como em todas as outras, foram dias maravilhosos de sol, praia e mar. Baterias totalmente recarregadas!
Dessa vez a estadia foi mais curta que as outras, de três dias e meio, por isso escolhemos a dedo o que fazer em Fortaleza para matar as saudades. A opção foi por aproveitar a capital em si, e não seus arredores que também possuem ótimas atrações que já visitamos: Aquiraz (Beach Park), Maranguape (Y-Park), Aracati (Canoa Quebrada), Beberibe (Morro Branco e Praia das Fontes), Cumbuco (onde se passeia de buggy pelas dunas), entre outras.
A meu ver, só pode dizer que conheceu um pouquinho de Fortaleza quem...

...começou o dia com tapioca no café da manhã. Os hotéis sempre oferecem algumas opções preparadas na hora e ao gosto do hóspede. Entre outros locais para saborear esse sabor típico da gastronomia cearense, no bairro de Messejana fica o Centro das Tapioqueiras com diversas barracas que oferecem em torno de 70 sabores diferentes com alguns bem famosos, como a de carne seca.
... conheceu ao menos uma das barracas da Praia do Futuro. A fama é de lugar para turista ver, como é justamente 'turismo' que eu faço em Fortaleza, então não deixo de ir. São várias super barracas com estrutura e conforto para os visitantes (leia mais).
... comeu lagosta dos ambulantes da Praia do Futuro a preços excelentes em relação aos restaurantes. O sabor não tem disfarces de temperos e acompanhamentos, é quebrada ali na sua frente e degustada com sal e limão. Amo!!
... fugiu dos irritantes repentistas de praia que perturbam o sossego. Estão em todas as praias nordestinas, não só nas do Ceará, e são o único item que me incomoda. Eu detesto! Por isso, já desenvolvi a técnica para evitá-los: óculos escuros o tempo todo para evitar contato visual.
... passeou pela Feirinha de Meireles que abre suas mais de 600 barraquinhas, todas as noites, das 17h às 22:30h . Há outros centros de compras com artigos regionais como o Mercadão Municipal e a antiga cadeia onde hoje funciona a EMCETUR. Em qualquer um deles os produtos são basicamente os mesmos e os preços variam conforme a habilidade de pechinchar do cliente.
... comeu peixe, camarão e/ou outros frutos do mar nos quiosques da Praia de Mucuripe, onde você escolhe e compra o produto fresco por quilo e depois leva em outros quiosques para ser frito no alho e óleo (R$7 por quilo de fritura). O ambiente é bem simples, sem frescuras, mas a experiência é bem interessante (leia mais).
... assistiu a um show de humor. O Ceará é o berço de grande parte dos humoristas brasileiros, então aproveite as noites de estadia na capital cearense para vê-los. Na Avenida Beira Mar, que ferve de turistas todas as noites, são anunciados vários deles. Nosso preferido é o da Lupus Bier pelo bom custo benefício do show com jantar.
... trouxe de lembrança uma peça de artesanato de areias coloridas. Os artesãos são facilmente encontrados e há desde vasos decorativos bem grandes até chaveiros feitos com ampolas de medicamentos reaproveitadas. Outra boa opção de recordação de viagem é a renda de bilro, típica e linda.
E assim aproveitamos muito bem nossos três dias em Fortaleza. Que venham outras visitas à minha capital preferida no nordeste brasileiro.
Para outros posts sobre Fortaleza, clique aqui.